Com a presença do secretário estadual de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena, e de representantes de 30 municípios da região, a Prefeitura de Florínea, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e do Comtur, realizou na manhã de segunda-feira, dia 13, o II Encontro Regional de Turismo.
O evento realizado no Tucuna Pesca e Lazer, foi aberto com a palestra “Unir, conhecer e acontecer no Turismo regional”, ministrado por Urandir Aparecido de Lima, presidente da RT Pontal Paulista e gerente municipal de Turismo de Pirapozinho.
Também fizeram o uso da palavra Claudinéia Girotto, diretora municipal de Cultura e Turismo de Oscar Bressane; e Cristiane Souza Aguiar (gerente do Sebrae/Marília) que abordaram o programa de turismo “Vale do Sol’’, desenvolvido pelo CIVAP (em parceria com o Sebrae-SP) e que visa a instituição de roteiros turísticos, potencializando o setor nas cidades da região a economia local, geração de emprego e renda e o desenvolvimento sustentável.
A mesa de autoridades, além do secretário Roberto de Lucena, contou com o prefeito Paulo Eduardo Pinto (Duda); com o presidente da Câmara Municipal, Sergio Lopes da Silva (Quejo); com o secretário municipal de Cultura e Turismo de Florínea, Ítalo Garcia; e com o prefeito de Cândido Mota, Eraldo Pereira, representando o CIVAP.
Em seu discurso o presidente do Legislativo, Quejo, enalteceu todo o trabalho realizado pela Prefeitura em prol do Turismo do município, destacando o apoio incondicional da Câmara Municipal em todos os projetos, programas e ações que visam desenvolver o setor, gerando renda e emprego para a população.
O prefeito Duda destacou que já existia a intenção de focar no potencial turístico de Florínea desde que assumiu o cargo em 2017, mas que de início isso não foi possível pela situação caótica em que encontrou a Prefeitura. “Depois que colocamos a casa em ordem, pudemos dar ao Turismo a atenção que ele merece. Agradeço a todos que têm sido parceiros de nosso município neste trabalho que, daqui cerca de 10 anos, começará a gerar grandes frutos para toda a nossa população e para a região”, disse ele.
Em entrevista à Gazeta Regional, o secretário Roberto de Lucena destacou que um dos grandes desafios do Governo de SP é o de aumentar a conectividade entre os destinos, investir na infraestrutura de municípios de potencial turístico e na promoção de toda a diversidade que estas cidades podem oferecer aos visitantes.
“O Estado de São Paulo tem atrativos turísticos que vão do litoral à gastronomia; dos parques temáticos às feiras e negócios, além de turismo rural, esportivo e religioso. Enfim, uma série de atrações de muita qualidade que atraem visitantes de todo o estado, do país e também estrangeiros. Em conversa com o prefeito Duda, ouvimos dele sobre a intenção de Florínea trabalhar também no Turismo Náutico e vamos levar essa demanda para o governador Tarcísio de Freitas para desenvolvermos essa ideia”, disse o secretário.