Pela primeira vez desde sua emancipação político-administrativa em 1923, Cândido Mota deve ter um candidato único concorrendo ao cargo de prefeito nas eleições municipais de 2024. Com a desistência do pré-candidato José Ângelo Franciscatto, Eraldo José Pereira, atual prefeito pelo PSD, se tornou o único pré-candidato anunciado para o cargo, tendo Júlio Urbano como pré-candidato a vice na chapa.
A primeira convenção partidária a ser realizada na cidade será do PT, que ocorre nesta quarta-feira, dia 31. Na sexta-feira, dia 2, o PSD, MDB, PL, União Brasil, Republicanos e Progressistas também fazem suas convenções para escolha dos candidatos que disputarão as eleições de outubro, devendo confirmar os nomes de Eraldo e Urbano na disputa. O partido Solidariedade e o PSDB fazem suas convenções no dia 5 de agosto.
Além do cargo de prefeito, os cândido-motenses elegerão 11 vereadores, com uma previsão de mais de 80 candidatos. A legislação eleitoral determina que os partidos registrem suas candidaturas até 15 de agosto, prazo em que também devem cumprir as cotas de gênero, assegurando que pelo menos 30% das candidaturas sejam femininas.