Foram realizadas na quinta-feira, dia 16 de maio, as eleições para a Câmara Mirim e o Parlamento Jovem de Tarumã. A iniciativa dos programas destinados a alunos matriculados na rede escolar do município foi do presidente do Legislativo, Juliano Bregagnoli, sendo que a Câmara Mirim é voltada para estudantes com idades entre 6 e 9 anos, enquanto o Parlamento Jovem é para aqueles com idades entre 10 e 15 anos.
Os 54 candidatos fizeram suas campanhas nas escolas Gilberto Lex, José Ozório, Maria Antônia, José Rodrigues, David Luz, Dona Cota e Vila do Lago e o total de foi de 2.236 votos. Para a Câmara Mirim o total de votos foi 1053, sendo 6 brancos e 18 nulos. Para o Parlamento Jovem foram 1183 votos, com nenhum branco e três nulos.
Ao final, foram eleitos nove alunos para cada segmento e a sessão solene de diplomação e posse ocorre no próximo dia 29 de maio, às 19 horas na Câmara Municipal. A partir de junho, serão realizadas seis sessões com atividades e programações variadas e cada vereador poderá atuar como mentor de um representante da Câmara Mirim e do Parlamento Jovem, auxiliando no desenvolvimento das atividades até o mês de novembro. O Programa será encerrado em dezembro com uma viagem cultural para São Paulo.
O presidente Juliano Bregagnoli agradece a todos os que participaram como candidatos e também a todos os que votaram no pleito, fazendo ainda um agradecimento especial às equipes de todas as escolas, que abraçaram a iniciativa e deram todo o apoio e suporte aos seus alunos.
“Nossa intenção com a Câmara Mirim e com o Parlamento Jovem é formar jovens líderes e fomentar o interesse pela política desde a infância, visando uma participação mais ativa e consciente da juventude na sociedade de Tarumã”, explicou ele.