Nos dias 12, 19 e 26 de abril, das 13 às 17 horas, o Centro de Convenções de Florínea será palco de uma série de oficinas de cinema. Abertas ao público infantojuvenil, as oficinas começaram no dia 5 e visam proporcionar um contato direto com a produção cinematográfica por meio de atividades práticas, finalizando com a realização de um curta-metragem.
A parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo foi essencial para a realização da oficina, trazendo a oportunidade aos jovens da cidade ter acesso ao fazer do cinema.
A crescente importância do campo audiovisual na região do Vale do Paranapanema se reflete não apenas na produção artística, mas também em seu impacto social e econômico, contribuindo para a descentralização de recursos, práticas e conhecimentos.
Além das oficinas na cidade de Florínea, o projeto se estenderá a outras localidades, como Assis, Sussuí, aldeias indígenas e assentamentos, promovendo o acesso ao aprendizado e produção cinematográfica em diversas comunidades.
As atividades fazem parte do projeto Circuito Audiovisual do Velho Oeste, coordenado pelo eixo de Formação do Polo Audiovisual do Velho Oeste. O projeto é uma iniciativa conjunta do Grupo de Pesquisa e Prática Cinematográfica Kino-Olho, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Florínea e Prefeitura Municipal, Nova MCP e CIRCUS (Circuito de Interação e Redes Sociais), com realização do Polo Audiovisual do Velho Oeste, Ministério da Cultura e Governo Federal.
(Comunicação PM Florínea)