Na tarde de 26 de janeiro a Prefeitura Municipal de Pedrinhas Paulista, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou palestra sobre a Hanseníase para os profissionais de Saúde que atuam na ESF-Saúde da Família.
A palestra foi apresentada pela Drª Amanda Molina Ramos, responsável pela Estratégia de Saúde da Família do município. Na oportunidade, Drª Amanda ressaltou a importância do diagnóstico precoce para a cura da doença além das diversas formas de identifica-la. Ressaltou que a hanseníase tem cura e o tratamento é feito nas unidades de saúde de forma gratuita.
No mês de Janeiro, é realizada a Campanha Janeiro Roxo, mês dedicado a prevenção e combate da Hanseníase. A hanseníase é uma doença crônica, causada pela bactéria Mycobacterium leprae, que pode afetar qualquer pessoa, é infecciosa, contagiosa, afetando principalmente os nervos e a pele.
Pessoas infectadas e sem o tratamento podem transmiti-la por meio de gotículas de saliva eliminadas na fala, tosse e espirro. Por isso todos que tiveram contato com pessoas contaminadas, devem ser examinadas por precaução.
Os principais sintomas são:
• Manchas com perda ou alteração de sensibilidade para calor, dor ou tato;
• Formigamentos, agulhadas, câimbras ou dormência em membros inferiores, ou superiores;
• Diminuição da força muscular, dificuldade para pegar ou segurar objetos, ou manter calçados abertos nos pés;
• Nervos engrossados e doloridos, feridas difíceis de curar, principalmente em pés e mãos;
• Áreas da pele muito ressecadas, que não suam, com queda de pelos, (especialmente nas sobrancelhas), caroços pelo corpo;
• Coceira ou irritação nos olhos;
• Entupimento, sangramento ou ferida no nariz.
Ao apresentar qualquer um dos sintomas, o paciente deverá dirigir-se para uma Unidade de Saúde para a realização de exames preventivos.
(Comunicação PM Pedrinhas Paulista)