De 30 de janeiro a 2 de fevereiro ocorre o Bela$afra 2024, evento que vai reunir produtores rurais na UDT da Belagrícola em Cambé (Paraná) para diversas ações como Circuito de Campo, Balcão de Negócios, Agenda Técnica e o contato com especialistas de Mercado.
Em Cruzália, antes de levar seus clientes até o Paraná, a filial da Belagrícola vai realizar o seu primeiro Dia de Campo do ano. Na semana que antecede o Bela$afra 2024, agricultores serão reunidos na propriedade da família Barnabé, em um campo de difusão onde haverá a demonstração de 17 novos cultivares de empresas parceiras.
Já para o Bela$afra 2024 a filial cruzaliense pretende enviar uma Van na terça-feira (dia 30 de janeiro) e outra na quinta-feira (dia 1º de fevereiro), sendo que serão priorizados os clientes que realmente estão interessados em conhecer as novas tecnologias e participar de todas a ações do evento. Quatro consultores e integrantes do Administrativo da Belagrícola de Cruzália estarão no evento para orientar os produtores no dia de atividades.
O gestor da Belagrícola/Cruzália, Afrânio Alves Filho, destaca que um dos focos do evento deste ano será o trabalho realizado por meio da construção do perfil de solo, que tem se demonstrado essencial em épocas como a atual, onde o estresse hídrico tem atingido as lavouras de soja e causado prejuízos. Combinando manejo físico, químico e biológico é possível, por meio desta construção, mitigar os riscos climáticos e proporcionar condições para que as plantas alcancem seu potencial produtivo.
De acordo com ele, os clientes que têm feito essa construção de perfil de solo estão apresentando lavouras que estão suportando melhor a essa época de intenso calor e falta de chuvas. “É claro que as chuvas são essenciais para o Agronegócio. Mas enquanto elas não chegaram a nossa região, as lavouras que implantaram esse perfil de solo têm resistido melhor à seca. Ao traçar o perfil do solo, é possível conhecer todas as suas características e, com isso, tomar decisões assertivas sobre a adoção das técnicas de manejo mais adequadas para a correção dos problemas de fertilidade”, explica o gestor.
Também no Bela$afra 2024 haverá demonstrações de novas tecnologias de aplicação, apresentação de novos produtos (inseticidas, herbicidas, fertilizantes, fertilizantes de solo, fertilizantes líquidos, etc) e também a presença da Bela Sementes, braço da Belagrícola que é100% focado na produção, tratamento industrial e distribuição de sementes.
Além disso o Bela$afra 2024 terá o conhecido Balcão de Negócios, onde o produtor conhece condições especiais e também o TCP Maxx (Travamento do Custo da Produção Maxx), uma inovação na operação em Barter ou Troca que garante segurança ao produtor rural diante da volatilidade do mercado. Segundo Afrânio, com esta importante ferramenta de gestão de risco muitos agricultores obtiveram ganhos substanciais.
“Temos casos de produtores que travaram sua soja plantada em R$ 160 por saca. Hoje ouvimos de preços na casa dos R$ 120 por saca. Ou seja, o produtor trava seu preço mínimo na alta e, caso haja uma queda no preço, o valor travado está garantido. Caso o valor seja maior que esse mínimo travado, o produtor participa da alta, ou seja, não tem perdas em sua produção. Trata-se de uma ferramenta que minimiza as perdas e garante a lucratividade para o agricultor”, encerra o gestor da Belagrícola de Cruzália.