A região perdeu recentemente o senhor Rozimbo do Nascimento, que deixa como legado uma jornada dedicada à comunidade do Bairro da Água do Barbado e ao município de Florínea. Pai de duas filhas e de um filho, ele fez questão de frisar em entrevista concedida à Gazeta Regional em 2023 que, mesmo com todas as modernidades e facilidades dos dias atuais, sentia muitas saudades do passado, quando tudo era muito mais rústico e simples, pois se não havia a tecnologia, também não existia a falta de segurança da atualidade.
A perda do tradicional florinense foi lamentada pelo agricultor Antônio Marcos Vallone, que nutre grande admiração pelo senhor Rozimbo, que veio da Água do Almoço (em Cândido Mota) aos sete anos de idade, para trabalhar com sua família na roça. Sempre envolvido em eventos e festas tradicionais do município, Rozimbo, movido por sua fé e determinação, desde sua adolescência esteve envolvido nas festividades religiosas do município, fazendo sempre questão de estar presente, ajudando. O tempo foi passando e ele foi se envolvendo cada vez mais até chegar ao ponto de encabeçar diversos eventos em Florínea.
“O senhor Rozimbo era um exemplo de fé em Deus, amor pela sua família, pelo campo e pelas tradições de nossa região. Perdemos um grande amigo que ficará marcado não apenas na história de Florínea, mas de toda a região. Vai com Deus, senhor Rozimbo. Obrigado pelo legado que deixou e pelos valiosos ensinamentos que sempre fazia questão de passar adiante”, disse Toninho Vallone.