A campanha “Salve o Filipe” (@salve_o_filipe) emociona e mobiliza a população de Paraguaçu Paulista e região. Filipe, filho da servidora pública Grazielle Baptista e do advogado e vereador Junior Baptista, foi diagnosticado com uma condição devastadora, a Distrofia Muscular de Duchenne, uma doença rara e degenerativa que compromete os movimentos e pode atingir órgãos vitais como coração e pulmões. Em meio ao diagnóstico, os pais enfrentam o desafiador objetivo de arrecadar R$ 17 milhões para o único tratamento capaz de bloquear a evolução da doença: o medicamento Elevidys.
Em um apelo comovente, Grazielle e Junior compartilharam vídeo divulgando a campanha, refletindo a dor e a luta de uma família que vê na fé e na solidariedade a esperança de salvar o futuro do filho. Grazielle relembra a importância de movimentos tão naturais para uma criança, como correr e pular, e questiona: “Qual é o valor de uma família poder sonhar com uma perspectiva de uma qualidade de vida?”
A Distrofia Muscular de Duchenne tem efeitos devastadores e, com o passar dos anos, limita cada vez mais a mobilidade e a saúde da criança, que, na primeira infância, já pode precisar de cadeira de rodas e, na adolescência, de aparelhos respiratórios. A expectativa de vida é limitada, e os dias são contados para que o tratamento tenha efeito. “Tempo é músculo”, disse Grazielle, pedindo ajuda para que o menino possa receber a medicação o mais rápido possível.
O objetivo da campanha “Salve o Filipe” é mobilizar a solidariedade da comunidade e sensibilizar pessoas de toda a região e do Brasil para que, com doações de qualquer valor, seja possível atingir a quantia necessária para o tratamento. Grazielle e Junior também destacaram o impacto que esperam com a mobilização, não apenas para o Filipe, mas para tantas famílias que enfrentam desafios semelhantes.
A campanha está ativa nas redes sociais, e os pais pedem que todos acompanhem as atualizações e compartilhem a iniciativa. As doações podem ser feitas via Pix, disponível na página da campanha “Salve o Filipe” (salveofilipe@gmail.com). A família acredita que, unidos pela generosidade e pela fé, é possível dar uma chance a Filipe de um futuro com mais saúde e qualidade de vida.
Aqueles que desejarem ajudar podem acessar as redes sociais da campanha, onde encontram todas as informações para contribuir com a esperança de um futuro mais próspero para Filipe e, talvez, inspirar e amparar outras famílias na mesma luta.