LEGENDA:
Senhora Rosetta Tovo Di Nallo teve uma de suas poesias publicada na XIV Edizione Concorso Internazionale di Poesia “Il Federiciano”
Renato Piovan
A cidadã de Pedrinhas Paulista, Rosetta Tovo Di Nallo, teve uma de suas poesias publicada na XIV Edizione Concorso Internazionale di Poesia “Il Federiciano”, da editora italiana Aletti. Ela recebeu em sua casa o certificado de publicação da editora e edições do livro onde sua poesia foi publicada e que foi distribuído em toda a Itália. A senhora Rosetta conta que foi convencida pela sua cunhada, Verginia Lucchetta Di Nallo, a enviar sua poesia para o concurso e, para a sua surpresa, acabou sendo escolhida pelos editores do livro, que chegou a sua 14ª edição.
A poesia intitulada “Con Mamma” foi escrita no Dia das Mães de 2008, quando dona Rosetta se inspirou e decidiu fazer uma homenagem a sua mãe já falecida. Ela se sentou, começou a escrever e os versos foram surgindo de primeira. E, agora, eles estão eternizados em um livro.
“Há muitos anos escrevo poesias e também canções. Algumas foram publicadas na imprensa local e, outras, lidas pelo saudoso Vincenzo Pignataro em seu programa na Rádio América. A poesia ‘Con Mamma’ já era conhecida em Pedrinhas Paulista, tendo sido utilizada nas aulas de Língua Italiana ministradas na cidade pela professora Angelica e também na ACLIA (Associação de Cultura e. Língua Italiana de Assis)”, conta ela.
A pedrinhense comenta que está muito feliz com a publicação de sua poesia, tendo a honra de ter vencido um concurso com centenas de concorrentes e fazer parte de uma edição com outros 200 renomados autores. Ela conta que começou a escrever em 1986, após ter perdido um filho de três anos, que veio a falecer por leucemia no final de 1985.
Para extravasar seus sentimentos, dona Rosetta (incentivada pelo seu sogro, Alfredo Di Nallo) começou a colocar tudo o que sentia no papel e, hoje, tem mais de 40 diários totalmente preenchidos. Ela conta que tudo o que ocorre de diferente no seu dia, vai para as páginas deste diário. “Essa entrevista que estou concedendo, por exemplo, já será relatada nas páginas do meu diário atual, ainda hoje”, completa.
Rosetta Tovo Di Nallo chegou a Pedrinhas Paulista em 1952, quando estava próxima de completar 12 anos. Desde muito jovem, ajudava a família na lavoura, sendo parte integrante das famílias que desbravaram as terras que hoje são o município. Porém, ler e escrever era uma de suas paixões, embora tenha estudado apenas até o 5º Ano do Ensino Elementar, ainda na Itália.
Após se casar e constituir família, aos 60 anos decidiu fazer aulas no Kumon de Língua Portuguesa para começar a escrever da maneira correta poesias e músicas no idioma do país que a recebeu na Década de 1950. Ela também fez parte da Terceira Idade “Viva a Vida” por 20 anos e ainda hoje faz parte do Coral “Viva a Vida”, sempre se apresentando em eventos culturais na cidade e região. Neste ano, dona Rosetta se apresentou no Sarau Natalino promovido pela Prefeitura na Arena de Eventos “Coliseu”, onde leu um poema.
“Ter uma poesia publicada em um livro é a realização de um sonho. Estou muito feliz e emocionada e agradeço à minha família, por todo o apoio, em especial a minha cunhada Vergínia e também à Margot Astrid Rieger Hippler, que foi a pessoa que me ensinou a utilizar o computador para digitar textos e poesias. Se não fosse por elas, eu não teria motivação e nem condições e publicar o que escrevo”, finaliza ela.