As prefeituras de Cruzália e Pedrinhas Paulista realizaram, em parceria com a CTG Brasil, uma importante ação de preservação ambiental com a soltura de 160 mil peixes no Rio Paranapanema, nos dias 21 e 22 de maio. A iniciativa teve como objetivo recuperar a fauna aquática e promover a conscientização ecológica entre as novas gerações.
Em Cruzália, a atividade foi coordenada pelo Departamento Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, com a soltura de 80 mil exemplares das espécies nativas curimbatá e pacu, nas imediações do Rancho do Mano. Participaram os alunos do Jardim 1 e Jardim 2 da Escola Municipal “Cecília Vidotti Zandonadi”.
Já em Pedrinhas Paulista, a ação ocorreu no Rancho Alvorada, com a soltura de mais 80 mil alevinos — igualmente divididos entre pacus e curimbatás. Alunos dos 4º e 5º anos da EMEIF Clóvis Manfio acompanharam a atividade, que também contou com a presença de vereadores e moradores da cidade. As ações visam reforçar o equilíbrio ecológico do rio e incentivar o cuidado com o meio ambiente desde a infância.
(Da Redação Grupo GR)