Franco Di Nallo celebra 85 anos de vida

REGIÃO

O presidente da Cooperativa Agropecuária de Pedrinhas Paulista, Franco Di Nallo, completa neste dia 9 de abril, 85 anos, marcando grabde parte de sua existência de trabalho, dedicação e crescimento junto à instituição. Franco Di Nallo nasceu na Itália e imigrou para o Brasil aos 13 anos, vindo da província de Frosinone, na região do Lazio em 1953. Seu pai, Alfredo Di Nallo, chegou ao país dois anos antes, em 1951, e quando a família finalmente se reuniu em Pedrinhas Paulista, a cidade ainda estava em construção, com poucas estruturas erguidas e com a Igreja Matriz ainda em construção.

Desde cedo ele assumiu responsabilidades, tendo pouco tempo para brincar e se divertir. Ainda criança ele ajudava na loja da família, que vendia de tudo: remédios, sapatos, comida e outros itens essenciais. Um estabelecimento conhecido, na época, como “secos e molhados”. Outra atividade da família era a agricultura.

Sem ter frequentado a escola no Brasil, aprendeu o que sabia no dia a dia, com a ajuda de algumas pessoas que o ensinaram informalmente, inclusive a falar a Língua Portuguesa. Com apenas 20 anos viu seu pai assumir a presidência da CAP e ele, então, passou a cuidar da administração do estabelecimento da família e, ao longo do tempo, foi adquirindo conhecimento sobre gestão e relação com as pessoas.

Seu envolvimento na cooperativa sempre foi intenso. Quando assumiu a presidência em 1994 já possuía experiência comercial, dominando grande parte das atividades necessárias para gerir a instituição. No entanto, o desafio foi grande, pois herdou uma cooperativa que não estava em boas condições. “Eu peguei uma ‘bomba’ na mão, não peguei ela andando, eu peguei ela quebrada, na pior crise financeira de sua história”, relembra.

A sucessão sempre foi uma questão delicada. Seu pai, que permaneceu na presidência por 17 anos, nunca chegou a planejar sua saída ou preparar um sucessor, pois faleceu repentinamente aos 69 anos. Mesmo diante dos desafios, Franco contou com o apoio dos cooperados, colaboradores e pessoas que passaram pela Diretoria e, com muito planejamento, austeridade e trabalho, a CAP conseguiu se reerguer e, hoje, referência na região e no Estado quando o assunto é Agronegócio.

Durante sua gestão, Di Nallo conseguiu expandir a cooperativa, implementando melhorias significativas, dobrou a capacidade de recebimento da matriz de Pedrinhas Paulista, fez grandes investimentos na filial de Florínea, modernizou o Supermercado CAP e abriu uma nova filial em São José das Laranjeiras, distrito de Maracaí.

“Olhar para o que construímos juntos é emocionante. Quando vemos o que a CAP era e o que é hoje, nos enche de orgulho. Agradeço a todos os que estiveram comigo nessa jornada de 31 anos de trabalho árduo e 100% de dedicação à cooperativa.. Agradeço à minha família pelo apoio e peço desculpas se, em alguns momentos, estive ausente. Esse é o fardo que acompanha quem assume esse cargo com seriedade e determinado a trabalhar pela cooperativa e pelos associados”, afirma.

Ao se aproximar de seus 85 anos, Franco Di Nallo reflete sobre o legado deixado e sobre a continuidade desse trabalho. “Eu não sei o que o povo, no  futuro, dizer sobre mim. Mas gostaria de ser lembrado como alguém que teve uma vida dedicada inteiramente à cooperativa. Tenho muito orgulho de tudo isso e, ainda hoje, a cada dia acordo motivado para vir trabalhar em prol da agricultura da região”, conclui.

(Da Redação Grupo GR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *