O Cana Summit 2025, evento anual de destaque no setor sucroenergético, ocorreu nesta semana, em Brasília, reunindo produtores, autoridades e especialistas para discutir os principais desafios e avanços da cadeia produtiva da cana-de-açúcar. Produtores de Pedrinhas Paulista, junto à Assocana, marcaram presença no encontro, considerado um espaço de articulação política e onde pautas essenciais do setor ganham visibilidade e força junto aos governos. Estiveram em Brasília Sergio Fornasier, Armando Maschietto e Marcelo Fongaro Ribeiro.
O Cana Summit tem um histórico de conquistas importantes para o setor, como a regularização do programa RenovaBio, que teve avanços decisivos após pressão política originada no próprio evento em anos anteriores. Para 2025, duas grandes pautas dominaram as discussões.
A primeira delas foi o crédito outorgado, uma política fiscal que tem gerado disparidades entre os estados. Durante a pandemia, foram reduzidos impostos para conter o preço da gasolina, o que impactou também o etanol. A segunda pauta, considerada a mais polêmica, disse respeito à revisão do Consecana, sistema que define o modelo de remuneração entre produtores e usinas e influencia diretamente as estratégias comerciais das usinas e a sustentabilidade financeira dos produtores.
(Da Redação Grupo GR)