O Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema – CIVAP inicia, na próxima quinta-feira, dia 3, as atividades da Câmara Técnica de Proteção e Defesa Civil. A iniciativa, aprovada na última Assembleia Extraordinária do Consórcio, é um passo fundamental para a construção da estratégia regional para a gestão de riscos e desastres.
A criação da Câmara Técnica é uma das ações previstas no Plano de Ação Regional apresentado na I Reunião Técnica de Defesa Civil, resultado da parceria entre o CIVAP, o GAEMA/Ministério Público, a Defesa Civil do Estado de São Paulo e os municípios.
O objetivo da Câmara é fortalecer a gestão regional de proteção e defesa civil, promovendo ações conjuntas, cursos e treinamentos para reduzir os riscos de desastres. Para garantir a representatividade de todos os municípios, o CIVAP solicitou a indicação de dois membros (titular e suplente) por município para compor a Câmara Técnica.
Além da criação da Câmara, o CIVAP também está realizando um mapeamento regional das defesas civis municipais, com o objetivo de elaborar um diagnóstico detalhado da situação atual para obter o ponto de partida para evolução e melhoria. Para isso, uma equipe de técnicos do CIVAP está trabalhando em conjunto com os gestores municipais para coletar informações sobre a estrutura de cada município, bem como equipamentos disponíveis e formação técnica.
A criação da Câmara Técnica representa um avanço na busca por segurança e mitigação de riscos na região do Vale do Paranapanema, fortalecendo a proteção e defesa civil regional para garantir, cada vez mais, a segurança da população.
(Comunicação Civap)