No domingo, dia 29 de setembro, a comunidade de Cruzália se reuniu para a Missa em Honra a São Miguel Arcanjo, evento que começou com uma caminhada que partiu da Igreja Matriz de Cruzália às 6h30 da manhã e seguiu até a Capela da Água da Pintada, onde foi celebrada missa pelo padre Alan da Cruz. Esta caminhada é uma tradição que teve início em 2019, graças a uma sugestão do então padre Thiago, inspirada em uma história de devoção pessoal.
A caminhada em honra a São Miguel Arcanjo surgiu a partir de uma promessa feita por Elaine Bertazzi, que buscava uma graça relacionada a uma cirurgia. Em 2015, essa devota viajou ao Santuário de São Miguel Arcanjo, onde fez um pedido pela cura de sua perna. Ainda antes de receber a bênção, ela prometeu que, caso fosse atendida, levaria ônibus com fiéis para o santuário. Após realizar essa promessa, ela passou a organizar essas viagens várias vezes em 2015 e 2016.
No dia 29 de julho de 2016, exatamente um ano após o pedido, a cirurgia que ela tanto aguardava foi realizada. Desde então, sua devoção a São Miguel Arcanjo ficou marcada. O padre Roberto, ao saber dessa história, comentou em uma missa que havia visto uma pessoa guiando outras em uma caminhada de fé, visão que ele acreditava estar relacionada a São Miguel Arcanjo. Com base nisso, o padre Thiago, que assumiu a paróquia na época, sugeriu que, em vez de levar ônibus ao santuário, a caminhada fosse realizada a pé de Cruzália até a Capela da Água da Pintada, perpetuando a devoção ao santo.
Desde então, a caminhada se tornou uma celebração anual da fé, fortalecendo os laços entre a comunidade de Cruzália e São Miguel Arcanjo. A missa do último domingo foi mais uma demonstração da devoção dos fiéis, que seguem essa tradição em busca de bênçãos e agradecimentos.