No dia 11 de setembro, no Centro Cultural “Celso Carneiro” ocorreu o lançamento do documentário sobre a emancipação de Tarumã. O evento foi promovido pela Prefeitura e o documentário é uma obra da Rodrigo Produções, de Assis, com apoio da Lei Paulo Gustavo.
No local do evento, foram expostos alguns dos documentos que contribuíram para a criação do longa-metragem. A cerimônia começou com um discurso do prefeito Oscar Gozzi, que destacou a importância do documentário para a história de Tarumã. Em seguida, o produtor Rodrigo Vela e sua equipe, composta por Nivaldo José Leite e Matheus José Rui Gomes, explicaram que a produção do documentário foi baseada nos documentos encontrados e nos relatos dos moradores de Tarumã.
Após as apresentações, os moradores que contribuíram para o documentário e para a emancipação da cidade foram chamados ao palco para receber homenagens e certificados em reconhecimento ao seu papel na realização do projeto.
Rodrigo Vela, diretor da Rodrigo Produções, destacou o trabalho realizado para a elaboração do documentário. “Desde janeiro temos procurado tanto documentos históricos quanto depoimentos de moradores antigos. Aconteceu até de pegarmos o relato e o morador, infelizmente, falecer, antes do lançamento. Mas, buscamos todas as fontes disponíveis, incluindo fotos, material de jornais e registros da Justiça Eleitoral”, conta.
Ele também comentou sobre o impacto e a importância do projeto. “Acreditamos que o documentário vai se destacar e servir como referência para outros municípios que desejam realizar algo semelhante. Para nós, foi um sonho poder fazer um trabalho tão bom, especialmente para uma cidade como Tarumã. Você começa a assistir ao filme e, ao longo de uma hora, consegue vivenciar tudo aquilo e sequer percebe o tempo passando”, complementa.
Tarumã conseguiu sua emancipação em 1992, tendo a implantação da Prefeitura no dia 1º de janeiro de 1993, sendo empossado como prefeito nessa data, Oscar Gozzi que, atualmente cumpre o seu quinto mandato.