Rotary Club financia mundialmente as vacinas contra a Poliomielite

REGIÃO

 

Rotary Club de Cândido Mota promove ações em prol de vários projetos da comunidade e também envia as contribuições ao Rotary Internacional para ajudar a custear a vacina contra a Pólio.

Você sabia que os Rotary Clubs de todo o mundo financiam a vacina contra a Poliomielite que aplicamos em nossas crianças nos postos de saúde? Pois, saiba que o Rotary Club de Cândido Mota também faz parte dessa ação. “Durante todo o ano, o Club promove ações em prol de vários projetos da nossa comunidade e também envia as contribuições ao Rotary Internacional para ajudar a custear a vacina contra a Poliomielite”, disseram os membros do Rotary Club de Cândido Mota.
A Poliomielite é uma doença altamente infecciosa e afeta principalmente crianças menores de cinco anos de idade. O vírus da pólio, geralmente contraído pela ingestão de água contaminada, ataca o sistema nervoso e pode levar à paralisia. Embora não haja cura, a doença pode ser prevenida pela vacina, que já foi usada pelo Rotary e seus parceiros para imunizar mais de 2,5 bilhões de crianças no mundo inteiro.
De acordo com estudos do Rotary Internacional, se a poliomielite não for erradicada, dentro de 10 anos pode haver 200 mil novos casos da doença anualmente no mundo. “Apesar da doença ser endêmica em somente dois países, nenhuma criança estará a salvo se não eliminarmos a paralisia infantil. Por esse motivo é que levantamos a bandeira a favor da Vacinação”, disseram os membros.

Poliomielite
Em 1916 um surto em Nova York matou 2 mil pessoas. No total, 6 mil morrem por causa da pólio no país e milhares ficam paralíticas. Em 1929, Philip Drinker e Louis Agassiz Shaw Jr. inventam o pulmão de aço, um respirador artificial para pacientes da pólio. Em 1955 a vacina criada pelo Dr. Jonas Salk foi declarada como sendo ‘segura e eficaz’. Em 1960 o governo americano licenciou a vacina oral antipólio criada pelo Dr. Albert Sabin. Já em 1979, os Rotary Clubs decidiram comprar e distribuir a vacina antipólio a mais de 6 milhões de crianças nas Filipinas. Em 1985, o Rotary International lançou o Pólio Plus, o primeiro e maior esforço coordenado do setor privado em apoio à saúde pública, com o objetivo de arrecadar US$120 milhões. Em 1988, com 350 mil casos anuais da doença ocorrendo em 125 países, o Rotary International e a Organização Mundial da Saúde lançaram a Iniciativa Global de Erradicação da Pólio. Já em 2000, um recorde de 550 milhões de crianças – quase 1/10 da população mundial – recebem a vacina oral contra a pólio. O Pacífico Ocidental, que abrange da Austrália à China, é declarado livre da paralisia infantil.
“De lá pra cá, a história continua com o Rotary conseguindo importantes parcerias como a da Fundação Bill e Melina Gates e outros. Mas, ainda há muitas crianças que precisam ser alcançadas. Esse ano o Rotary Club de Cândido Mota também tem feito uma ação conjunta com algumas empresas como a Calçavest, Starban, CrisMara (Moda Feminina), Vale Imóveis e a Interior OutDoors para incentivar a vacinação”, ressaltam os membros.
Se você também quer ser parceiro de ações como essa, procure o Rotary Club de Candido Mota, que fica localizado na rua Manoel Joaquim Marobo, nº 8. As reuniões acontecem as terças-feiras, às 20h.
“Ajude a erradicar a Poliomelite!!! Não deixem de levar seus filhos para vacinar!!!”, solicitam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *