Em Promissão, uma adolescente morreu após ser atingida após disparos efetuados por um delegado de Assis durante a saída de uma festa de rodeio na madrugada de domingo, 04 de agosto. Katrina Bormio Silva Martins, de 16 anos, aguardava seu pai ir buscá-la quando foi atingida.
Durante a festa, Katrina estava com seus amigos no camarote e decidiu sair para esperar seu pai, que estava a caminho para buscá-la. Segundo Erica Barea, mãe de uma amiga de Katrina, a jovem comentou que sua mãe havia ligado pedindo para ela ir para casa. Ao chegar à portaria do rodeio, Katrina ouviu tiros, mas pensou que fossem fogos de artifício. Enquanto os outros jovens que estavam com ela correram, Katrina acabou ficando para trás porque já tinha sido atingida.
O delegado, identificado como Vinícius, foi detido em flagrante após os tiros, mas foi liberado em uma audiência de custódia realizada na manhã desta segunda-feira.
Segundo o advogado de Vinícius, ele estava chegando à festa apenas como espectador quando, ao tentar deter um suspeito por desacato a policiais militares, efetuou disparos contra o chão. Em seguida, Vinícius notificou a corporação sobre os tiros e dirigiu-se ao local onde estavam ocorrendo as apresentações musicais.
“Logo após os disparos, ele entrou em contato com a Central de Flagrantes, informando sobre a necessidade dos disparos, e depois seguiu para o recinto. Naquele momento, ninguém percebeu que alguém havia sido atingido”, detalhou o advogado.
Mais tarde, ainda no recinto, Vinícius foi informado de que um fragmento havia atingido a garota. Após receber a notícia, ele compareceu à delegacia para prestar esclarecimentos.
A defesa afirmou que Vinícius não foi suspenso de suas funções como delegado, mas está proibido de frequentar Promissão e de se aproximar das testemunhas, dos envolvidos na ocorrência e dos familiares da vítima.
A Corregedoria da Polícia Civil está apurando a conduta do delegado que efetuou os disparos durante a festa, alegadamente ao tentar deter um suspeito por desacato a policiais militares. Segundo os registros da ocorrência, o suspeito estava visivelmente alterado e tentava entrar no recinto com bebidas alcoólicas, o que era contra as regras.
O funeral da adolescente foi realizado nesta segunda-feira (5) no Cemitério Municipal de Promissão, com a presença de familiares e muitos amigos. Os colegas de escola dela foram dispensados das aulas para prestar as últimas homenagens a Katrina.