De acordo com o vice-presidente da Cooperativa Agropecuária de Pedrinhas Paulista, Alessandro Grosso, os preparativos para o início da Safra de Soja 2024/2025 estão a pleno vapor e, com isso, os produtores da região demonstram estabilidade e arrojo, com uma preparação avançada para a próxima safra. Alessandro menciona que entre 60% e 80% das sementes de soja já foram compradas e pagas, indicando um alto nível de prontidão entre os agricultores.
No entanto, o vice-presidente destaca um desafio significativo: apesar da queda recente no preço da soja, os insumos necessários para a safra, como fertilizantes, não acompanharam essa redução de maneira significativa. Ele aponta que os preços dos insumos caíram apenas marginalmente e, com o aumento recente do Dólar, o custo de produtos como adubo voltou a subir, tornando a conversão para a próxima safra menos vantajosa economicamente.
“Apesar desses desafios, a soja permanece como a nossa principal cultura para a próxima safra, sem possibilidades de mudança no curto prazo. O plantio deve começar por volta de outubro, com os produtores trabalhando intensamente para garantir o sucesso da safra. Independentemente das condições econômicas ou climáticas, os agricultores estão comprometidos com o plantio, sem considerar a possibilidade de não plantar. E a CAP está aqui, pronta para atender a todos no pré e no pós plantio e durante toda a colheita e recebimento”, diz Alessandro.