Prefeitura de Tarumã inaugura o Laboratório de Manutenção de Máquinas Pesadas “Dirceu Lopes Rodrigues”

CIDADE

Foi realizada na noite de quinta-feira, dia 25 de julho, a inauguração do Laboratório de Manutenção de Máquinas Pesadas “Dirceu Lopes Rodrigues”. O projeto da Prefeitura Municipal de Tarumã visa capacitar profissionais em manutenção de máquinas pesadas para atender à demanda do setor agroindustrial na região, que possui uma forte presença da cultura canavieira.

O laboratório, com valor total avaliado em mais de R$ 5 milhões, torna Tarumã o segundo município do Estado de São Paulo a oferecer esse tipo de formação. Para viabilizar o curso, a Prefeitura fez parceria com a Fundação Paula Souza e contou com o apoio de empresas como a Nova América, Agroterenas, Enersugar, Cocal e Água Bonita. A Case IH contribuiu com equipamentos no valor de cerca de dois milhões de reais, enquanto a Prefeitura investiu aproximadamente 1,2 milhão de reais em infraestrutura. O total investido somente em equipamentos superou 3,5 milhões de reais.

O curso, que já iniciou com 40 alunos selecionados, inclui formação teórica e prática, com foco em oferecer aos profissionais habilidades que podem levar a promoções ou novos empregos. O projeto também contempla a capacitação de outros jovens do município e região que não fazem parte do curso técnico, incentivando o interesse pela tecnologia agrícola.

“Com muita alegria chego à reta final de meu quinto mandato com uma inauguração de tamanha magnitude, uma iniciativa que beneficia não apenas Tarumã, mas toda a região, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social ao fornecer uma mão de obra mais qualificada e preparada para o mercado de trabalho da cidade e de todo o Vale do Paranapanema”, comenta o prefeito Oscar Gozzi.

Marcaram presença na solenidade de inauguração a secretária municipal de Educação, Cultura e Esportes, Sandra Moura; a gerente de Recursos Humanos da Cocal, Deolinda Barbosa; o CEO da Enersugar, Melchiades Terciotti; a gerente corporativa de RH da Agroterenas, Rosiane de Souza; o coordenador administrativo da Raízen, Ever Dias; o gerente de Operações Agrícolas da NovAmérica, Pedro Henrique Dorizzotto; o diretor comercial da Case IH, Denny Perez; a diretora da Etec Pedro D’Arcádia Neto (do Centro Paula Souza), Elizabeth Sasso; a diretora executiva do CIVAP, Ida Franzoso; e o subsecretário de Agricultura do Estado de São Paulo, Orlando de Melo.

Também estiveram presentes os familiares do homenageado Dirceu Lopes Rodrigues; demais secretários municipais; alunos do curso técnico de Manutenção de Máquinas Pesadas; público em geral; e colaboradores de empresas parceiras do projeto. O cerimonial foi encerrado pela benção do pastor André e do Frei Edson, descerramento da placa inaugural e visita às instalações do laboratório.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *