Como encerramento do Plano de Manejo da Fauna Silvestre a Prefeitura Municipal de Tarumã realizou na manhã desta segunda-feira, dia 10, o lançamento do Inventário Faunístico da cidade, da revista “Guia de Espécies da Fauna Silvestre do Município de Tarumã” e de itens de atividades lúdicas voltados às crianças da Rede Municipal de Ensino, como quebra-cabeças, jogo da memória e jogo de cadeia alimentar.
A solenidade ocorreu no Centro Integrado de Educação e Cultura (CIEC) e contou com a presença do prefeito Oscar Gozzi, do vice-prefeito Fernandes Baratela, do presidente da Câmara Municipal, Juliano Bregagnoli; do promotor de Justiça, Sérgio Campanaro; do secretário de Agricultura, Meio Ambiente, Obras e Serviços Urbanos, José Francisco Fogaça; da secretária de Educação, Cultura e Esportes, Sandra Moura; e da diretora executiva do CIVAP, Ida Franzoso de Souza.
A elaboração do Inventário Faunístico de Tarumã teve início em março de 2021, tendo sido concluído em maio de 2024, atendendo demanda do Ministério Público do Estado de São Paulo, do núcleo Gaema. Durante a realização deste plano, o município de Tarumã iniciou um projeto de Educação Ambiental com o objetivo de realizar ações abordando a fauna silvestre.
De acordo com o prefeito Oscar, após a indicação do Ministério Público, a Prefeitura iniciou a discussão e reflexão sobre o plano, bem como buscando um melhor custo-benefício para a elaboração de um trabalho feito de forma regional, aproveitando os profissionais da região e com a parceria e contribuição dos moradores locais.
“Nossa missão era elaborar um Inventário Faunístico, mas diante de toda a riqueza de detalhes de nossa fauna, decidimos encarar o desafio de produzir um material didático e pedagógico que ficaria à disposição de nossas crianças nas bibliotecas e escolas, trazendo à luz um produto de grande impacto social, ambiental e econômico”, explica ele.
E, junto do inventário, nasceu também o Plano de Conservação e Manejo da Fauna Silvestre de Tarumã, que vai orientar técnicos, estudantes e cidadãos sobre formas de manejar, cuidar e preservar a fauna do município.
“Temos que olhar com atenção para a nossa fauna, pois muitos dos desequilíbrios que temos hoje na natureza é porque houve a interferência humana. A natureza está preparada para se equilibrar, para se auto sustentar, para se auto proteger e para se auto desenvolver. Caso ocorra algo fora disso, é porque causamos algum desequilíbrio nessa cadeia. Nosso objetivo, com esse material e conjunto de ações é formar uma sociedade que olhe para o meio ambiente e que saiba a importância de cuidar de tudo isso pois, se não fizermos isso vamos ter consequências desastrosas no futuro”, encerra o prefeito de Tarumã.