Em mais um destaque estadual, o município de Cruzália conquistou o Prêmio Governador Franco Montoro (Ciclo 2024). A cidade foi contemplada na categoria “Agricultura Urbana e Periurbana” para cidades com menos de 10 mil habitantes, graças ao projeto de implantação da Horta Comunitária no Bairro do Cateto, desenvolvido pela Prefeitura em parceria com o Departamento Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e com o CRAS.
O prefeito Arildo Mosquito esteve nesta quarta-feira, dia 5, em São Paulo (Dia do Meio Ambiente), em evento realizado no Parque Villa Lobos, onde recebeu o prêmio das mãos do governador Tarcísio de Freitas e da secretária estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende. Também estiveram na solenidade a diretora municipal de Assistência Social, Patrícia Alves e a diretora de Agricultura e Meio Ambiente, Débora Felix.
Mosquito agradece a todos os colaboradores municipais que se dedicaram ao projeto da Horta Comunitária e, em especial à comunidade do Bairro do Cateto, que abraçou a iniciativa e fez com que ela fosse um grande sucesso e, agora, reconhecida a nível estadual com o prêmio conquistado.
Aproveitando a data o governador de SP lançou o programa Integra Resíduos, que promete melhorar a gestão de resíduos sólidos por meio de parcerias público-privadas e da regionalização, por exemplo, via consórcios intermunicipais.
Cruzália já é parceria do CIVAP (Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema) no projeto da Usina de Geração de Energia com Resíduos Sólidos, localizada em Palmital e que é uma iniciativa alinhada ao objetivo do Governo Estadual em solucionar questões críticas como aterros em fim de vida útil, destinação inadequada, utilização de aterros em valas e grandes deslocamentos para a destinação de resíduos sólidos.