Fernando Roncada: “O professor de prefeitos”

CIDADE

Certas pessoas vivem em permanente superação, aproveitando o que há de bom no que foi feito e trabalhando para melhorar o que já existe. Este é o caso de Fernando Roncada, empresário de nossa região que vem sendo intitulado como “um professor de Prefeitos”.

Tarumã tem um PIB bem maior do que o de Assis

Roncada começou sua carreira bem jovem. Em 1993, Oscar Gozzi fora eleito o primeiro prefeito de Tarumã, logo após a emancipação do município. Então, com 23 anos de idade, Roncada, que já se destacava na holding do Grupo Nova América, sócia da Cosan/Raízen (hoje o maior grupo sucroalcooleiro do Brasil) foi convidado a assumir a Secretaria de Administração e Finanças da cidade.

Economista com foco em Ciências Contábeis, chamou a si a tarefa de desenvolver e implantar o conjunto de documentos legais necessários para o desenvolvimento seguro e harmonioso de Tarumã: Estatuto dos Servidores Municipais, Regime da Previdência, Código Tributário, Plano Diretor da Cidade, Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), Lei Orçamentária Anual (LOA), Plano de Cargos e Salários e os demais instrumentos administrativos do município que acabara de surgir.

Esta experiência de amplo espectro – pode-se dizer que o PPA é recurso estratégico, a LDO é tática e a LOA é o aspecto operacional do Orçamento – foi fundamental para o que viria a seguir, e a sua atuação foi tão importante para a consolidação de Tarumã, que Gozzi o escolheu e apoiou a candidatura de Fernando Roncada a prefeito de Tarumã na eleição de 1996. Na época não venceu por uma mínima vantagem de votos, mas aproveitou a experiência vivida na Prefeitura para fundar uma empresa especializada em consultoria pública, que hoje é a Brigadeiro Assessoria e Gestão de Negócios.

É que o Brasil, após a Constituição de 1988, vivia o surgimento de novos municípios. Na esteira desta dinâmica, em 1997 o CEPAM – Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal, da Fundação Prefeito Faria Lima, organizou um encontro de trabalho para dar orientação a 20 novos municípios no Estado de São Paulo e, no evento, Tarumã foi apresentada como excelente modelo de gestão, o que originou demandas espontâneas de assessoria específica por várias cidades.

Em três das outras quatro vezes em que Oscar Gozzi foi prefeito, Roncada continuou assessorando a Prefeitura de Tarumã indiretamente, participando ativamente do desenvolvimento da cidade e mantendo vivo o seu legado. Em resultado, hoje em dia Tarumã tem um PIB per capita de R$ 59.998, quase 50 % maior do que o PIB per capita de Assis (R$ 40.093), município do qual Tarumã um dia se emancipou, embora ainda tenha um IDH menor – que é 0,753, Alto, contra 0,805 de Assis, muito alto –, indicando haver o que melhorar no que já é bom (ver nota de esclarecimento, ao final).

Capacitação de pessoas

São muitos os aspectos específicos e em todos eles a empresa de Fernando Roncada veio preparando o pessoal de Prefeituras. Afinal, a boa gestão pública é feita por pessoas que atuam a serviço dos cidadãos e, sendo assim, além de apoiar Prefeituras no desenvolvimento dos instrumentos administrativos, de acordo com a realidade de cada uma, é obrigatório capacitar o seu pessoal para a aplicação no município.

Enquanto implantava a sua empresa, e para prosseguir no trabalho por políticas de cuidado e assistência aos menos favorecidos, em 1998 Roncada integrou-se à entidade social Acruta – Associação Comunitária do Centro Rural de Tarumã, assumindo a Vice-Presidência por quatro anos e a Presidência por outros cinco. Sob sua direção, essa importante Ong do Vale do Paranapanema realizou, entre outras iniciativas, programas de apoio a portadores de deficiência e o Programa da Saúde da Família em Tarumã, além de ele ter presidido a “Festa do Tropeiro”, tradicional evento da cidade que se dedica a valorizar a cultura e a música caipiras do Interior Paulista.

Em maio de 2007, quando era presidente da Acruta, Luiz Fernando Roncada recebeu uma Moção de Aplausos da Câmara Municipal, que reconheceu seus “relevantes serviços prestados em Tarumã, por seu dinamismo e luta incansável em prol das entidades filantrópicas”, como na ocasião foi registrado pela Câmara de Vereadores.

Professor de Prefeitos

O mais valioso desta trajetória de sucesso é o acervo vivo de conhecimentos e experiências práticas da Brigadeiro Assessoria e Gestão de Negócios.

Tendo orientado mais de 150 municípios, do Interior Paulista desde a divisa com o Paraná (Presidente Epitácio) até o litoral do Estado de São Paulo (Caraguatatuba), e dos muito pequenos, como Ribeirão dos Índios (2.025 habitantes/IBGE 2021) ou Florínea (3.851), a alguns dos mais expressivos, como Barueri (316.473) ou Itaquaquecetuba (369.275), Fernando Roncada é hoje ponto de convergência de Prefeituras de pequeno, médio e grande porte e referência na região administrativa de Assis.

Isso faz dele um raro e competente “Professor de Prefeitos”, com base no conhecimento acumulado de todos os municípios para os quais já trabalhou, vez que sua experiência e simplicidade no trato pessoal se desdobram do atendimento das necessidades de instrumentos legais ao enfrentamento de desafios no dia a dia da gestão municipal e ao aproveitamento de oportunidades.

O legado de Roncada é palpável e sua influência positiva não se limita à esfera municipal de Tarumã. Prefeitos de variadas localidades regularmente buscam orientação, razão por que vem atuando como um verdadeiro guru para prefeitos e gestores públicos ao oferecer orientação e estratégias realistas para administrações eficazes e transparentes que aproveitem o que de bom já existe e o aperfeiçoem.

A capacidade de adaptar-se, acolhendo novas perspectivas e ideias, gera um campo fértil para o crescimento e garante que sua liderança não apenas oriente, mas também una e inspire uma nova geração de líderes públicos. Sua abordagem pragmática – o ótimo é inimigo do bom! –, impulsionada por uma forte ética de trabalho e uma dedicação inabalável ao serviço comunitário, embasa sua atuação como “professor de prefeitos”, com uma visão de liderança que combina talento, excelência operacional e execução ágil, e é tanto uma homenagem às raízes quanto um farol para o futuro.

“PIB per capita” é o indicador que correlaciona o PIB da cidade ao total de habitantes, dimensionando o tamanho da riqueza média gerada pela população.

“IDH”, ou Índice de Desenvolvimento Humano, é um indicador internacional da ONU que é adotado para qualificar países, ou Estados, ou municípios, em quatro níveis de desenvolvimento humano coletivo (Baixo, Médio, Alto e Muito alto), ao correlacionar a expectativa de anos de vida, a educação (média de anos completos de escolaridade) e o nível de renda per capita. Tarumã está no nível “Alto” e pode chegar ao “Mais alto”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *