Nascido em Pedrinhas Paulista no ano 2000, Rogel Andrade Costa sempre teve o futebol como sua grande paixão. Desde muito jovem ele vivia jogando com seus amigos por todos os cantos da cidade e devido a toda essa dedicação, sempre ganhava bolas de presente dos familiares. Influenciado pelo pai (que jogou futebol varzeano), tios e primos e com grande incentivo de sua mãe, ingressou na Escolinha Municipal de Futebol de Pedrinhas Paulista com pouco mais de cinco anos.
Na Escolinha ele aprendeu muito sobre os fundamentos do esporte e também sobre a vida. Ele se recorda que todo final de semana havia a disputa de algum jogo amistoso ou de alguma competição e um dos momentos mais aguardados do ano era o Campeonato Municipal de Futsal, que mobilizava toda a categoria de base de Pedrinhas Paulista.
Foi nessa época que ele virou a chave e decidiu colocar seu grande sonho em prática: ser jogador profissional de futebol. Ele seguiu essa trilha com muita determinação e empenho até que o treinador Mauri Euzébio assumiu a função de técnico das categorias de base pedrinhenses.
Mauri foi jogador profissional de futebol e passou para os alunos da Escolinha Municipal a sua vivência no esporte no Brasil e exterior e como era o “mundo da bola”. O treinador abriu as portas para diversos jovens talentos de Pedrinhas Paulista e foi com seu apoio que Rogel, inclusive, acabou indo jogar fora do país em 2023.
“Sou muito grato por tudo o que ele passou pra gente naquela época. Aquilo alimentou o sonho que eu tinha e o deixou mais forte, mais vivo dentro de mim. Me fez querer realmente seguir esse caminho. Aprendi muito com o Mauri, porque eu sou da mesma posição que ele jogava. Então, dentro do futebol ele me ensinou muita coisa e isso me ajudou bastante em minha carreira” conta.
Quando era criança, Rogel jogava como lateral esquerdo, mas como desenvolveu alta estatura e massa muscular, acabou optando por ser zagueiro, tendo como diferencial o fato de ser canhoto. Ele também se lembra que recebeu a oportunidade de, ainda bem jovem, jogar pelo PEC (Pedrinhas Esporte Clube) em jogos amistosos e na disputa de campeonatos regionais, onde desenvolveu habilidades e ampliou seu conhecimento do futebol ao dividir o campo com jogadores mais experientes.
Em 2015 disputou o Campeonato Paulista da categoria Sub 15 no VOCEM de Assis e, mesmo com uma boa primeira fase, a classificação não veio. Rogel foi um dos destaques da competição, inclusive marcando um gol contra o Marília, em pleno Abreuzão.
Quando começava a despontar na posição, o zagueiro sofreu com uma grave lesão no púbis, ficando praticamente de 2016 a 2019 em tratamento intensivo. Daí veio a pandemia da Covid-19 e, finalmente em 2022, Rogel pode voltar a sua grande paixão, atuando em Santa Catarina e, depois, no Cambé (PR).
Em 2023 Rogel foi pela primeira vez para o futebol europeu, jogando em Portugal e, em seguida, na Irlanda do Norte, onde atuou pelo Sofia Farmer. Foi quando surgiu a oportunidade de voltar para o Brasil e o zagueiro aceitou a proposta do Sport Sinop, do Mato Grosso, para a disputa da Série B do Estadual.
“Estou muito feliz e motivado com a oportunidade. Vou aproveitar a experiência que adquiri fora do Brasil para ajudar muito os meus companheiros na busca dos nossos objetivos, que são o acesso para a primeira divisão do campeonato mato-grossense e ser campeão”, comenta ele.
Rogel Andrade também deixa um conselho a todas as crianças que, assim como ele um dia, sonham em se tornar um jogador profissional de futebol. “Tenho cinco pilares que levo sempre comigo: felicidade, trabalho, confiança, perseverança e acreditar. Acredite em você. Trabalhe bastante e acredite em seu sonho, porque uma hora a oportunidade chega e, se você não estiver preparado, ela vai embora”, finaliza o zagueiro pedrinhense.
Em suas redes sociais, o Sport Sinop deu as boas-vindas ao reforço para a competição