Erosão com mais de 300 metros de comprimento se aproxima da zona urbana de Lupércio

REGIÃO

Técnicos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), vinculado ao Governo do Estado de São Paulo, visitaram Lupércio (município que faz parte do CIVAP) na quarta-feira para inspecionar uma crescente erosão que preocupa toda a comunidade e autoridades. A dimensão da erosão é significativa, com cerca de 300 metros de comprimento, 25 metros de largura e 15 metros de profundidade em seu ponto mais crítico.

A erosão está se aproximando da avenida Santo Inácio, uma das principais vias da cidade, e da rua Adamastor Ferreira da Costa, onde estão situadas residências. Segundo as últimas medições, a cratera está a apenas cinco metros da primeira rua urbana. A Defesa Civil está avaliando a possibilidade de desapropriar áreas residenciais para assegurar a segurança da população.

Uma das hipóteses para a formação da cratera é um problema em uma galeria de águas pluviais. A Secretaria de Obras estima que o custo para a recuperação do local pode chegar a R$ 3 milhões. Embora a área afetada seja de propriedade privada e utilizada para atividades agrícolas, a prefeitura está avaliando a desapropriação do terreno para melhor análise dos riscos e adoção das medidas necessárias.

Na terça-feira, o coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil se encontrou com o prefeito de Lupércio para discutir a situação e iniciar as intervenções requeridas. A prefeitura já solicitou a desapropriação e uma liminar para posse precária do local, aguardando autorização judicial para a execução das obras públicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *