O Departamento de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente de Cruzália, em parceria com a Associação Regional de Recebimento e Prensagem de Embalagens Vazias – ARPEV, inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) promoveu campanha itinerante de coleta de embalagens vazias de agrotóxicos no município de Cruzália.
A ação atendeu 33 agricultores e recebeu 4.341 embalagens plásticas rígidas (galões), gerando 2.592,42 kg. Os materiais recolhidos pela ARPEV serão encaminhados para reciclagem ou incineradas em local credenciado.
O agricultor tem o prazo de até um ano, contando após a compra dos produtos, para devolver as embalagens vazias junto com as tampas e rótulos na unidade de recebimento indicada na nota fiscal do produto. Os recipientes devem ter a tríplice lavagem e devolvidas em cumprimento a lei 9.974/2000. A ideia é proporcionar principalmente a esse pequeno produtor o acesso à devolução de embalagens vazias dos agrotóxicos, retirando esses materiais do meio ambiente.
Os trabalhos foram acompanhados pelo prefeito Arildo Mosquito e pela diretora da pasta, Débora Regina Felix.
(Comunicação PM Cruzália)