Presidente do Legislativo de Tarumã divulga inscrições para Câmara Mirim e Parlamento Jovem

CIDADE

O presidente da Câmara Municipal de Tarumã, Juliano Bregagnoli, esteve na redação da Gazeta Regional para divulgar que estão abertas as inscrições para a edição 2024 da Câmara Mirim e do Parlamento Jovem, programas instituídos por uma resolução aprovada em 2009, garantindo a realização anual dos projetos, cuja última edição foi em 2019.

O programa é destinado a alunos matriculados na rede escolar do município. A Câmara Mirim é voltada para estudantes com idades entre 6 e 9 anos, enquanto o Parlamento Jovem é para aqueles com idades entre 10 e 15 anos. O programa conta com 18 vagas ao todo, sendo 9 para cada segmento.

A diferença entre a Câmara Mirim e o Parlamento Jovem está apenas na faixa etária dos participantes, sendo que as atividades e responsabilidades atribuídas aos dois grupos são similares. As escolas municipais indicarão representantes para a Câmara Mirim, enquanto as escolas estaduais serão responsáveis pelo Parlamento Jovem.

As inscrições podem ser feitas até o dia 28 de abril, por meio do site da Câmara Municipal. Após o período de inscrição, será realizada uma palestra com os candidatos inscritos, contando com a presença de representantes do Cartório Eleitoral para discutir a importância da participação e do processo eleitoral.

“O nosso principal objetivo é educar os alunos sobre o funcionamento do Legislativo Municipal, o papel dos vereadores, a importância da democracia e da participação política. Temos acompanhado uma crescente ausência de jovens na política, então pretendemos estimular o interesse e a formação cívica dos participantes, preparando-os para futuras eleições e responsabilidades cívicas”, explica Juliano.

O calendário do programa prevê a divulgação e inscrição até 28 de abril, seguido por uma palestra para os candidatos. As campanhas eleitorais nas escolas estão previstas para ocorrer entre 6 e 15 de maio, com as eleições marcadas para o dia 16 do mesmo mês.

A Câmara Mirim vai oferecer duas vagas para cada uma das quatro escolas municipais, sendo que a nona vaga ficará com o terceiro aluno que tiver mais votos entre todas as escolas municipais. Já o Parlamento Jovem vai oferecer três vagas para cada uma das três escolas estaduais da cidade. Em ambas as eleições, o critério de desempate será o aluno mais velho.

Segundo explica o presidente do Legislativo, após as eleições, os eleitos participarão de uma sessão solene de diplomação e posse. A partir de junho, serão realizadas seis sessões com atividades e programações variadas e cada vereador poderá atuar como mentor de um representante da Câmara Mirim e do Parlamento Jovem, auxiliando no desenvolvimento das atividades até o mês de novembro.

O Programa será encerrado em dezembro com uma viagem cultural para São Paulo, onde os participantes visitarão a Câmara Municipal, entre outros locais. A escolha dos demais destinos será feita pelos próprios participantes ao longo das sessões.

“A iniciativa recebeu grande apoio da comunidade escolar e contamos com a colaboração de diversos diretores escolares, que entenderam a nossa intenção de formar jovens líderes e fomentar o interesse pela política desde a infância, visando uma participação mais ativa e consciente da juventude na sociedade de Tarumã”, encerra Juliano Bregagnoli.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *