Novo Conselho Tutelar de Florínea toma posse

REGIÃO

Nesta manhã de quarta-feira, dia 10 de janeiro, foram empossados os cinco novos conselheiros tutelares do município de Florínea, eleitos por meio do voto popular em pleito realizado em outubro de 2023.

A cerimônia ocorreu no auditório da Câmara Municipal e contou com a participação do presidente da Casa de Leis, Sergio Lopes da Silva (Quejo); do presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Guilherme Dias; de representantes da Secretaria Municipal do Bem-Estar Social; demais secretários municipais; do sargento PM Batistela (comandante do 4° GP de Florínea); da vereadora Mara Rorato; do gerente da agência Sicredi, Wender Bregagnoli; e comunidade. As ausências do prefeito Paulo Eduardo Pinto, o Duda, e da primeira-dama Rosilene Ferreira Pinto foram justificadas pelo secretário de Cultura e Turismo, Ítalo Garcia, que representou ambos na solenidade.

Foram empossados os conselheiros tutelares Josi do Jaiminho, Marcelo, Carolina Ciciliato, Dalva e Lurdinha Nascimento. Também houve a diplomação das suplentes Taty do Pey e Priscila do Marcão. Cabe ao Conselho Tutelar zelar pelos direitos das crianças e adolescentes, atuando na proteção e garantia de seu bem-estar. Suas principais atribuições incluem receber e encaminhar denúncias de violações de direitos, atender casos de negligência, abuso ou exploração, fiscalizar instituições que atendem crianças e adolescentes, e orientar famílias em situações de vulnerabilidade, buscando sempre assegurar o pleno desenvolvimento e a dignidade desses jovens cidadãos.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal, Sergio Quejo, a função assumida pelos florinenses é de grande responsabilidade, pois serão eles os incumbidos de zelar pelas crianças e jovens do município. “Assim como os conselheiros anteriores, esses novos ocupantes do cargo também são pessoas responsáveis e altamente capacitadas para auxiliar nossa juventude e nossas crianças, sempre trabalhando pelo bem-comum do município. Como chefe do Legislativo, desejo boa sorte a todos e que Deus guie todas as decisões que eles tomarem, em especial aquelas mais fortes e árduas, que são referentes à Casa Abrigo de Florínea”, disse ele.

Quejo também agradeceu à Polícia Militar, que sempre acompanha e auxilia o trabalho do Conselho Tutelar e enaltece a atuação exemplar dos servidores da Casa Abrigo, que oferecem sempre o melhor acolhimento possível a crianças que necessitam deste atendimento institucional enquanto é feito um trabalho para que elas retornem às suas famílias ou sejam destinadas à adoção.

“A gestão do prefeito Duda tem sido exemplar no trabalho realizado junto as nossas crianças e jovens, mas infelizmente em alguns casos o acolhimento institucional é necessário. A Câmara Municipal tem sido parceira de diversos projetos e trabalhos sociais voltados a esse público, por entendermos que são essas pessoas, o futuro de nossa cidade. Por isso, damos todo o apoio a práticas esportivas e cursos técnicos e profissionalizantes, pois nosso maior patrimônio são as crianças e adolescentes”, encerrou Quejo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *