Milhares de pessoas prestigiam a 92ª Festa de Reis de Florínea

REGIÃO

Há 92 anos Florínea celebra uma tradição única que transcende o tempo e mantém viva a rica cultura popular: a Festa de Reis, evento que mescla elementos religiosos e folclóricos, encanta moradores e visitantes, representando um elo entre o passado e o presente do município. Neste ano, a cidade recebeu recorde de público no sábado, dia 6. Além de pessoas da cidade e de toda a região, diversas excursões vieram do Norte do Paraná para celebrar a festa. Estima-se que mais de 5 mil pessoas passaram pelo Parque de Tradições “Benedito Sebastião de Paula” durante todo o dia.

A Festa de Reis em Florínea é um espetáculo de fé, música e dança, que se desenrola anualmente, renovando os votos de devoção dos participantes. A tradição remonta ao ano de 1928, quando um grupo de devotos decidiu organizar a primeira jornada pelas propriedades rurais, levando consigo cânticos, instrumentos tradicionais e a simbologia dos Três Reis Magos.

A celebração deste ano começou com Santa Missa celebrada pelo padre Rodrigo José Nascimento. Às 11 horas foi servido o almoço, fruto das prendas e doações de toda a comunidade. Ao meio dia ocorreu show com a dupla Cacique & Pajé, com mais de 48 anos de carreira.

Em seguida houve show com Amanda e Vinícius e, após as 15h30, ocorreu o tão aguardado Encontro das Bandeiras, momento emblemático e simbólico das celebrações. As bandeiras são elementos importantes dessa tradição e representam a jornada dos Três Reis Magos em busca do Menino Jesus. Cada um dos dois grupos de Folia de Reis de Florínea carrega suas próprias bandeiras, ricamente decoradas, com imagens dos Reis Magos, cenas bíblicas e elementos tradicionais. A celebração foi acompanhada de perto pelo senhor Rozimbo do Nascimento que, com seus 93 anos, tem uma vida dedicada à Festa de Reis de Florínea e foi o festeiro deste ano.  

Presente ao evento, o presidente da Câmara Municipal, Sergio Lopes da Silva, o Quejo, destacou que o encontro das bandeiras é uma oportunidade para os foliões interagirem, trocarem experiências e fortalecerem os laços junto da comunidade florinense. “Essa união simbolizada pelas bandeiras reflete a coesão social e a solidariedade que a Festa de Reis busca promover em suas celebrações em nossa cidade. Parabéns a todos os organizadores, pois a festa superou todas as expectativas”, disse ele.

O prefeito Paulo Eduardo Pinto, o Duda, acompanhou todo o evento e destacou o grande público presente, com milhares de pessoas que prestigiaram a festa que faz parte da história do município. Segundo ele, o grande sucesso do evento é uma homenagem às famílias que, há 92 anos, começaram com essa tradição na cidade, que passou de geração para geração.

“A Festa de Reis é a mais cultural, rica e diversificada manifestação de Florínea. Recebemos milhares de pessoas na edição deste ano, por se tratar de um sábado e todos foram recebidos com segurança e conforto na estrutura que montamos, que também contou com um espaço para as crianças. Foi um evento familiar que recebeu a todos com a qualidade e carinho que são as marcas registradas de Florínea. Agradeço a todos que trabalharam pelo grande sucesso desta linda festa”, diz Duda.

Após o encontro das Bandeiras, houve show com a dupla Goiano & Paranaense. A Festa foi organizada pela Associação Folclórica de Santos Reis de Florínea, com total apoio da Prefeitura e da Câmara Municipal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *